terça-feira, 12 de agosto de 2008

FOURPLAY

A banda é composta por Bob James, tecladista, produtor, arranjador e compositor, cuja carreira já se estende por de quatro décadas. Sua carreira decolou logo após uma esplêndida apresentação no Festival de Jazz de Notre Dame, em 1962.
Tornou-se logo um requisitado músico em gravações; até mesmo sendo escalado para a tarefa de ser o diretor musical de Sarah Vaughan. Ele gravou 27 álbuns solo, incluindo três gravações clássicas, e tem colaborado com o trabalho de Earl Klugh e David Sanborn. Além de um talentoso arranjador ele é compositor de trilhas para TV e cinema.

Outro integrante é Larry Carlton, conhecido guitarrista do jazz crossover que lançou seu primeiro álbum solo, "With a Little Help From My Friends", em 1968. Depois, Larry ingressou no conjunto "The Crusaders", gravando treze álbuns.
Ao mesmo tempo, Carlton desenvolvia sua carreira solo, e participava de vários projetos com artistas como Steely Dan, Barbra Streisand e Joni Mitchell. Conhecido por seu som suave, sua marca registrada, conseguido através de sua técnica particular de controle do pedal de volume, Larry nos fornece uma rica mistura cujos ingredientes são compostos por jazz, pop, rock e blues.

O baixista, compositor e arranjador Nathan East gravou e escreveu vários hits para artistas, desde Phill Collins e Eric Clapton a Michael Jackson e Babyface.
East gravou e excursionou por todo o mundo com Clapton durante vários anos, tocando com ele em seu álbum "Unplugged", que recebeu vários discos de platina, e em sua gravação mais recente, "Pilgrim".

Já o baterista, produtor e compositor Harvey Mason mostrou sua técnica e sensibilidade nos anos 60, tocando com Duke Ellington e Erroll Garner.
Começou a gravar nos primeiros anos da explosão do selo de jazz Blue Note, e continuou com suas performances e composições no conjunto de Herbie Hancock and The Headhunters. Como Carlton, ele é um músico de primeira categoria, tocando em vários álbuns de diferentes intérpretes, ganhadores de discos de ouro e platina, mais do que qualquer outro baterista. Harvey também tocou em mais de 150 trilhas musicais de filmes e se apresentou em 11 festas do Oscar.

A excelente musicalidade é a pedra angular do grupo Fourplay, junto com inspiradas melodias e arranjos. O número de prêmios e honras que eles têm recebido desde sua aparição em 1991 comprova isso. Tanto a primeira quanto a seguinte gravação do conjunto, "Beetween the sheets", ganharam discos de ouro e ambas ocuparam o primeiro lugar na parada da Billboard.

O Fourplay continua mantendo o equilíbrio para continuar sua ampla exploração musical. Embora haja sempre uma novidade, uma coisa permanece a mesma: a soma das bases musicais e das experiências individuais de cada membro - abrangendo clássicos, jazz, pop, rock, blues e R&B - que servem para criar um som original e cativante.






Nenhum comentário: